domingo, 15 de agosto de 2010

Muito Além do Cidadão Kane (documentário sobre a Rede Globo)

Bem lembrado pela leitora Rose o documentário da BBC* (1993) Muito Além do Cidadão Kane sobre a frequente atuação da Globo em momentos críticos da história contemporânea brasileira.

A Rede Globo nasceu um ano após o golpe militar. O jornal O Globo apoiou o golpe e o jornalismo praticado durante a ditadura militar e durante a sua derrocada garantiu às Organizações Globo recursos por décadas.

Uma informação importante; em 1968 quando a revista Veja foi criada, a publicação semanal fazia oposição ao regime militar. Mino Carta (hoje na Revista Carta Capital) dirigiu a Veja em seus primeiros anos. É interessante ver na parte 5, por exemplo, o depoimento de Civita contando como Roberto Marinho juntamente com os militares impediram que o grupo Abril conseguisse uma parte da concessão da antiga Rede Tupi depois de sua falência.

Na quarta parte você poderá ver como momentos importantes de nossa história contemporânea foram retratados de modo bastante manipulado pelo jornalismo global.

Como a Globo cobriu as greves do ABC de fins da década de 1970 e princípio dos anos de 1980?

Qual a participação da Rede Globo na tentativa de manipulação da eleição ao governo do Rio de Janeiro com a oposição sistemática daquela rede de tevê ao candidato Leonel Brizola e depois ao governador eleito?

Que papel a Rede Globo exerceu na criação do ‘caçador de marajás’ e no debate eleitoral de 1989 na disputa entre Collor e Lula?

Felizmente, esse imenso monopólio da comunicação no país vem sendo aos poucos quebrado ou pela disputa de audiência entre outras redes de tevê como a Record, mas principalmente pelo espírito crítico das formiguinhas da blogosfera e redes sociais. William Bonner e seu patético papel de entrevistador brucutu com as candidatas Dilma e Marina e de lord inglês com o candidato José Serra não resistiu na web. Bonner foi parar no TT do Twitter num dos dias mais divertidos desta rede social.

Claro que ainda é preciso democratizar o acesso a internet, com banda larga barata, de boa qualidade ao alcance de todos. Mesmo assim, avançamos, ao menos temos um meio de expressar nossas críticas.

De todo modo, é bom conhecer a história da tevê brasileira e da imprensa brasileira em sua fase contemporânea e ser sempre crítico às suas representações.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 5

As demais partes estão relacionadas

A seguir você pode ver o documentário completo.

*Atualização: Record, que comprou os direitos de exibição, afirma que o documentário foi produzido com a participação da BBC, na Wikipedia a informação é que o documentário foi produzido por produtora independente e exibido pelo Channel 4 , segundo a Folha de São Paulo. Agradeço a observação ao Micael Silva que inclusive enviou via twitter o link do documentário no IMDB .

Maria Frô destaca a parte 4 do documentário

Parte 4



extraído do Blog Maria Frô da Conceição Ó