sábado, 28 de agosto de 2010

Justiça do Paraná censura "Blog do Esmael"

Blogueiro censurado

O ex-prefeito de Curitiba e candidato ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB), entrou na Justiça para censurar o "Blog do Esmael", de propriedade do jornalista Esmael Morais, que publicou postagens que estariam ‘abalando-o emocionalmente’ e à sua família.

O candidato tucano conseguiu ontem na Justiça uma liminar que obrigou o blogueiro a retirar imediatamente todas as charges, fotos e textos considerados ofensivos à honra e à privacidade da família Richa. Mas, analisando o que foi proibido, nada tão ofensivo que justifique essa violência contra a liberdade de expressão.

Além de não poder falar de Beto, o "Blog do Esmael" também não poderá citar o filho do tucano, Marcello Richa, presidente da Juventude do PSDB no Paraná, que plagiou no final de 2009 a monografia de conclusão de curso de Direito na Universidade Positivo (Unicenp).

Já a mulher, Fernanda Richa, recebeu uma condenação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) porque foi flagrada distribuindo cobertores da Fundação da Ação Social (FAS), da qual foi presidente até junho, em troca de votos para o marido.

Os três membros da família Richa – Beto, Fernanda e Marcello – em comum têm o fato de serem personalidades públicas naquele estado do Sul, portanto, são pessoas que não podem reivindicar a mesma privacidade que tem dona Genoveva, na Mooca, em São Paulo.

O tucano Richa pediu segredo de Justiça no caso porque queria esconder dos eleitores que não é nada democrático, que, tal qual o PSDB nacional, adora uma censura. Este blog mesmo, diversas vezes, foi atacado covardemente pelo tucanato nacional. Em vão, pois prevaleceu a Justiça diante do Direito das elites.

O PSDB sempre acusou o presidente Lula de tentar censurar a imprensa, mas quem gosta mesmo de uma censura são os tucanos e os adeptos da ideologia tucana.

Embora a Justiça tenha determinado a retirada de imagens e textos, o juiz Anor Ribeiro de Macedo não decretou segredo de Justiça no caso. Porém, acatou o argumento de Beto Richa segundo qual estaria sofrendo fortes “abalos emocionais e psicológicos” por causa do blogueiro paranaense, que poderiam respingar no seu desempenho eleitoral. Uma delicadeza.

O tucano Beto Richa é cria político do ex-governador Jaime Lerner (DEM), tido como um dos piores governadores de toda a história do Paraná. Nestas eleições, o candidato do PSDB faz de tudo para escapar do rótulo de lernista.

Beto Richa fez caixa 2 na reeleição de prefeito de 2008 e votou pela privatização da Copel (estatal de energia) quando era deputado em 1998; Fernanda Richa usou a máquina da prefeitura de Curitiba em troca de votos para o marido; o filho usou e abusou do Crtl + C e Crtl + V. Afinal, por que eles estariam sofrendo prejuízos emocionais? Peso na consciência?

Enviada por Ivo Pugnaloni, às 10:46 28/08/2010, de Curitiba, PR - extraído de Tie Brasil