quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A desculpa esfarrapada já está sendo testada

charge: www.dukechargista.com.br

Um balão de ensaio vem sendo inflado constantemente pelo consórcio imprensa/oposição nos últimos meses, com movimentos definidos e coordenados que só podem fazer parte de uma estratégia combinada e colocada em prática religiosamente pelas partes.

O objetivo com balão de ensaio é fixar a mensagem sub-reptícia de que José Serra seria supostamente mais preparado para comandar o país pós-Lula do que Dilma Rousseff, que representa o governo na disputa presidencial. Dessa forma, o consórcio imprensa/oposição achou que poderia enfrentar o apoio direto do presidente à Dilma e retomar o comando do país.

Dossiês, depoimentos em off, desconstrução da imagem, associação do partido e de Dilma a fatos negativos, tentativas de fazer o candidato da oposição se passar por candidato do Lula… Tudo isso foi tentado para evitar que Dilma subisse nas pesquisas e ultrapassasse o Serra antes do início do horário gratuito eleitoral, mas fracassaram. A última esperança era evitar o desânimo dos aliados e doadores de campanha pelo menos até o primeiro turno em outubro.

Para não tomar um banho de água fria antes da hora era preciso manter a esperança que um fato novo pudesse promover uma improvável virada e, por esse motivo se apegaram na possibilidade de Serra vencer os debates entre os presidenciáveis, e passaram a repetir como um mantra que Serra se sairia bem nos debates e isso faria a diferença.

Para dar credibilidade a sua tese foram capazes de contradizer a si próprios, visto que enquanto Dilma estava no governo tinha fama de técnica que destrinchava números (na época, a designação tinha a intenção de atribuir característica negativa de durona e sem carisma) e agora, os mesmos tentam atribuir a ela a imagem de alguém que não estaria preparada para um confronto com o oponente, que precisa ser treinada, que se não tiver alguém dando “cola” se complica, ou seja, que se dane a coerência, o que importa é a estratégia da redação cumprida à risca.

Como eles andam insistindo muito na tese que Dilma está fazendo um intensivão para os debates, resta-me acreditar que essa tese – que como já virou costume, não é confirmada por ninguém exceto o conveniente “depoimento em off” que virou último reduto dos canalhas travestidos de jornalistas – vai servir como desculpa para tentar explicar o porquê Dilma vai se sair melhor nos debates sem assumir o óbvio, porque ela é infinitamente melhor que Serra. Daí eles alegam que Dilma só se sai bem nos debates porque recebeu treinamento intensivo.

Dilma vai vencer Serra nos debates porque é mais preparada do que ele, porque conhece mais os números e problemas desse país, porque participou ativamente, como braço direito do presidente Lula, na construção dos projetos tocados nesse país nesses últimos oito anos. Por outro lado, O candidato de oposição costuma reagir de forma agressiva e grosseira quando confrontado com assuntos delicados, e isso em ambientes não hostis com jornalistas servindo de capachos, imagino uma reação como estas em um debate televisivo. Além disso, O Serra é sofrível em determinados assuntos e têm dificuldade de sintetizar idéias em curtos espaços de tempo, como os padronizados em debates desse tipo.

extraído do Blog do Len