quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer promete atrair talentos e criatividade

Cultura | 19.08.2010
Prédios formam uma praça, diz Niemeyer
Prédios formam uma praça, diz Niemeyer

Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer promove jornada de portas abertas e estreia mundial de novo filme de Woody Allen. Diretor do Centro fala à Deutsche Welle sobre única obra de Oscar Niemeyer na Espanha.

Em seu primeiro ato como membro do conselho assessor do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, em Avilés, no norte da Espanha, o diretor Woody Allen já havia escolhido, em 2007, a cidade espanhola para estrear mundialmente seu Cassandra's Dream (O Sonho de Cassandra).

Neste ano, o centro projetado pelo arquiteto brasileiro vai ser anfitrião de mais uma estreia mundial do cineasta norte-americano. Na próxima terça-feira (24/08), You will meet a tall dark stranger, o mais novo filme de Woody Allen, chegará às telas em Avilés.

Além de Woody Allen, o cientista inglês Stephen Hawking, o guru da internet e vice-presidente da Google, Vinton Cerf, e o escritor brasileiro Paulo Coelho também fazem parte do conselho assessor internacional do Centro Niemeyer, cuja ideia nasceu em 2006, por ocasião dos 25 anos do Prêmio Príncipe de Astúrias.

Allen, Hawking e Cerf, além do próprio Niemeyer, já foram outorgados com o prêmio. O projeto do Centro Niemeyer foi doado pelo próprio arquiteto brasileiro, como forma de agradecimento pelo Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes, que recebeu em 1989.

Maquete virtual mostrando passarela e auditório do centro
Maquete virtual mostrando passarela e auditório do centro

Ideia de praça

A partir deste final de semana (21-22/08), o Centro Niemeyer promove, até o fim de agosto, uma jornada de portas abertas e visitas guiadas, antes de sua inauguração oficial prevista para o fim deste ano. Além de um auditório para mil pessoas, o centro engloba um espaço de exposições, uma torre-mirante sobre o rio e a cidade e um edifício polivalente com cinema, salas de ensaio e conferência.

Em vídeo explicativo sobre o projeto, o arquiteto de 102 anos explica que o terreno plano abrindo sobre a paisagem permitiu "a ideia natural de criar uma praça"– uma constante na obra do arquiteto brasileiro desde que projetou o prédio das Nações Unidas, em 1947. Em Avilés, Niemeyer reiterou mais uma vez a premissa de reduzir o número de prédios para valorizar a arquitetura.

Conhecido como "El Niemeyer", o Centro em Avilés tem chamado a atenção de diversos artistas internacionais. Brad Pitt foi um deles. Aficionado pela arquitetura, o ator norte-americano fez uma visita surpresa a Avilés no ano passado, dizendo querer conhecer "em primeira mão" o projeto do brasileiro.

Em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, o diretor da Fundação Centro Cultural Oscar Niemeyer, Natalio Grueso, falou da importância do Centro como única obra de Niemeyer na Espanha e imã capaz de atrair talentos, conhecimento e criatividade.

Natalio Grueso


Deutsche Welle
: O que é exatamente o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer e qual sua importância para cidade de Avilés?

Natalio Grueso: O Centro Niemeyer é a única obra criada por Oscar Niemeyer a ser construída na Espanha e, segundo suas próprias palavras, será o mais importante de seus projetos europeus. Seu objetivo é tornar-se um ponto de referência na produção de conteúdo cultural em todas as suas especificidades, formas, tradições e estilos. Música, teatro, cinema, exposições, conferências e novidades educacionais serão o principal foco da nossa programação cultural multidisciplinar.

Sobre sua segunda pergunta, devo dizer que o Centro Niemeyer, como motor de desenvolvimento da chamada "ilha de inovação", que transformará as margens do estuário ocupadas hoje por atividades industriais, será o centro de um ambicioso projeto de reordenação urbana e reestruturação econômica.

Quando o governo de Astúrias decidiu construir o Centro? Por que ele foi denominado de Centro Niemeyer?

A história do Centro Niemeyer está ligada à Fundação Príncipe de Astúrias. Em 1989, o hoje centenário arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi agraciado com o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes. Por ocasião do 25° aniversário do Prêmio, em 2006, a Fundação Príncipe de Astúrias convidou todos os ganhadores a participarem das comemorações.

Oscar Niemeyer disse na época: "sou um arquiteto e, como tal, o que faço é projetar edifícios. E é justamente isso o que vou fazer, projetar um edifício". O resultado: um ambicioso projeto cultural, cuja pedra fundamental foi lançada em abril de 2007.

O que a população de Avilés acha do projeto de Oscar Niemeyer?

O povo de Avilés está muito orgulhoso do projeto. Como disse anteriormente, a área onde está localizado o Centro era usada para fins industriais. O Centro tranformará o que era uma área degradada e poluída em um espaço de excelência e criatividade, tornando-se um símbolo de uma moderna Avilés que está sendo construída por todos os cidadãos.

Centro é importante peça para reestruturação econômica de Avilés
Centro é importante peça para reestruturação econômica de Avilés

Woody Allen, Stephen Hawking, Paulo Coelho e Vinton Cerf são membros do conselho assessor internacional do Centro Oscar Niemeyer. Que contribuições essas personalidades trazem para o Centro?

Todos eles trabalham ativamente na programação do Centro Niemeyer. Woody Allen apresentará ao público, por exemplo, seu novo filme, no dia 24 de agosto, em Avilés, como o fez anteriormente com O sonho de Cassandra. Ele é também o presidente de honra do Centro de Cinema. Paulo Coelho escolheu o Centro Niemeyer para celebrar o 20° aniversário de O Alquimista e Vinton Cerf veio a Avilés renovar seu compromisso com o Centro.

Há atividades já acontecendo no Centro Oscar Niemeyer?

Desde que a Fundação [Oscar Niemeyer] foi criada, na mesma época em que o Centro Oscar Niemeyer começou a ser construído, ela tem organizado atividades e trabalhado em conjunto com alguns dos mais prestigiados centros culturais de todo o mundo.

Apesar de o espaço ainda não estar finalizado, o Centro já desenvolveu sua programação cultural e seus objetivos: Sam Mendes, Paco de Lucía ou Hicham El Guerrouj foram os últimos convidados do Centro.

E, como exemplo, neste mês haverá um dia de portas abertas para visitação do canteiro de obras. Woody Allen apresentará seu novo filme e a turnê mundial do The Bridge Project [projeto que alia grandes atores londrinos e nova-iorquinos em produções do teatro clássico] terminará em Avilés, graças ao Centro Oscar Niemeyer.

Que atividades estão sendo planejadas para a abertura oficial e para o futuro?

Atualmente, estamos desenvolvendo a programação pré-inaugural, com os eventos que mencionei anteriormente, e estamos preparando a abertura oficial. Por exemplo, o diretor de cinema Carlos Saura já está trabalhando na exposição de abertura do Centro Niemeyer.

A mostra poderá ser visitada no início de 2011 e o seu foco de interesse será a luz, seguindo a filosofia do Centro Niemeyer: a exposição será multidisciplinar, permitirá aos visitantes interagir e abrangerá todos os campos da cultura.

Autor: Carlos Albuquerque

Revisão: Soraia Vilela

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5905857,00.html